Localizada na região de Vêneto, norte da Itália, Verona é uma dos destinos mais românticos e charmosos da Europa. A cidade respira o amor e sobrevive dele… não é apaixonante?

Verona é cenário de uma das mais belas histórias de amor que conhecemos: Romeu e Julieta. O trágico conto de amor ficou imortalizado nas palavras de William Shakespeare, mas na verdade é uma velha lenda italiana que, ao longo dos tempos, adquiriu diferentes versões. Shakespeare não é o autor original de Romeu e Julieta, mas sim o grande responsável por lhe dar corpo, alma e personalidade como só um poeta do seu calibre é capaz.

Foto 02 - Verona

Uma parada para descansar em Verona

Com pouco mais de 260.000 habitantes e mais de 2.000 anos de história, a cidade possui vários atrativos turísticos que não se limitam apenas ao famoso romance. Por ser uma cidade territorialmente pequena, sugerimos um dia de passeio para conhecer os principais pontos turísticos da cidade ou dois dias para apreciar com calma os atrativos locais e ainda se entregar ao romantismo da cidade.

Mapa de Verona

Mapa de Verona

Por estar próxima a Veneza (120 km.), aproximadamente uma hora de trem, e a 160 km. de Milão, sugerimos uma paradinha em Verona no deslocamento entre as duas cidades. Você pode deixar suas bagagens no guarda volume da estação Puorta Nuova, que fica cerca de 2 km. de distância da Piazza Brá, onde está localizada a Arena (Anfiteatro Romano) e é a porta de entrada dos principais pontos turísticos da cidade.

Principais Pontos Turísticos de Verona

Arena – Anfiteatro Romano

Anfiteatro Romano de Verona

Anfiteatro Romano de Verona

Ao nos deparamos com sua grandiosidade e arquitetura típica da Roma antiga, temos a impressão de se tratar de um réplica do Coliseu de Roma. Mas suas semelhanças são devido ao fato de terem sido construídos pelos romanos e no mesmo período, aproximadamente 2.000 anos atrás. Ambos também serviram de cenário das grandes batalhas de gladiadores.

Hoje a Arena de Verona é palco de grandes manifestações culturais e recebe artistas internacionais e concertos de ópera, principalmente nos meses de junho a agosto, verão europeu.

Via Mazzini

A via mais renomada da cidade. É uma rua histórica e famosa pelo comércio de luxo de Verona. Na via Mazzini, você encontrará de Louis Vuitton a Zara, além de ser um percurso pra lá de charmoso. Pode-se fazer o trajeto entre a Arena e a Casa de Julieta, nosso próximo destino, pela Via Mazzini e fazer algumas comprinhas.

A Casa da Julieta (Casa di Giulietta)

Apaixonante, é a palavra que define a experiência de quem conhece este local. A encantadora casa da família Capello foi construída no século XIII e restaurada em 1935. De tijolos aparentes e disposta em 3 andares, os destaques são a famosa sacada de onde Julieta flertava com Romeu, os afrescos e a estátua de bronze da Julieta feita pelo escultor Nereo Costantini no pátio de entrada.

Fachada da Casa de Julieta

Fachada da Casa de Julieta

A entrada para a casa é bem discreta e pode passar despercebida por quem não estiver atento. Ao entrar, passamos por um longo corredor com as paredes repletas de declarações dos apaixonados que lá visitam.

Mensagens dos apaixonados nas paredes da Casa de Julieta

Mensagens dos apaixonados nas paredes da Casa de Julieta

Na área externa da casa nos deparamos com a grande atração do local, a grande estátua de bronze de Julieta. Diz a lenda que quem pegar no seio direto de Julieta, encontrará um grande amor para toda a vida. A crença é tão grande que o seio direito da estátua está gasto. Os visitantes fazem filas para cumprir o ritual e registrarem o momento, na dúvida peguei nos dois… e não é que dá certo mesmo, hoje estou escrevendo este post, especial para o dia dos namorados, ao lado do meu grande amor!!

A famosa estátua de Julieta

A famosa estátua de Julieta

Como toda atração turística, a Casa de Julieta possui uma charmosa lojinha de souvenirs, onde se encontra réplicas da estátua, exemplares do clássico romance de Shakespeare em vários idiomas, além de diversas lembranças para os apaixonados.

Os casais podem também comprar um cadeado, gravar suas respectivas iniciais e deixar esta prova de amor nas grades da casa. Alguns visitantes também deixam cartas e pedidos de conselhos amorosos para Julieta nos cantinhos entre os tijolos das paredes externas. Estas cartas são recolhidas e respondidas pelas “Ajudantes de Julieta”.

Verona, além de ser uma cidade apaixonante, trás muita história em suas ruas e personagens. Para quem quiser se inspirar um pouco mais para este passeio romântico sugerimos estes títulos:

Livro Romeu e Julieta

Livro Romeu e Julieta

Livro: Romeu e Julieta

Um clássico romance escrito há mais de 400 anos, é considerada uma das mais importantes obras de William Shakespeare, seguido de Hamlet, e é, de suas obras, seguramente a mais encenada em toda história. A peça narra um trágico romance, a história de amor entre dois jovens de famílias rivais, os Montecchio e os Capuleto. O título original é The Most Excellent and Lamentable Tragedy of Romeo and Juliet.

Romeu e Julieta, primeira grande tragédia de Shakespeare, é baseada em fatos ocorridos na cidade de Verona.

Uma curiosidade: Shakespeare nunca foi a Itália, ele passava as tardes no porto de Londres à espera das embarcações que traziam muito mais que produtos. As embarcações eram carregadas de histórias e lendas das cidades de origem. E foi assim que nasceu Romeu e Julieta, através de uma destas conversas de Shakespeare com um tripulante Italiano.

Outros escritores também criaram enredos inspirados no destino dos dois jovens amantes que viveram um amor proibido de desfecho trágico devido à rivalidade das famílias Montechcchio (de Verona) e Capuleto (de Cremona). Mas nenhuma versão se compara à de Shakespeare que deu vida a uma história, aparentemente corriqueira em termos literários, numa obra-prima de dimensão universal.

A despedida é uma dor tão suave que te diria Boa Noite até o amanhecer…
Trecho do livro ‘Romeu e Julieta’ de William Shakespeare

Filme Cartas para Julieta

Sophie (Amanda Seyfried) um escritora que viaja para Verona junto de seu noivo Victor (Gael García Bernal), que tem o sonho de ter seu próprio restaurante.

Já na cidade, onde se passou a história de Romeu e Julueta, Sophie acaba percebendo que seu noivo tem outras prioridades no momento que não o casamento. Em uma visita à Casa de Juliera, Sophie encontra uma antiga carta de amor, deixada nas paredes de pedra e junta-se a um grupo de voluntárias que responde estas cartas amorosas. Para sua surpresa, a remetente Claire Smith (Vanessa Redgrave) segue os conselhos dado na resposta e vai procurar Lorenzo, por quem se apaixonou na juventude, na companhia de neto Charlie (Christopher Egan), que acaba encontrando um grande amor na cidade.

Espero que este post seja inspirador para você neste dia dos namorados! Ah, e lembre-se de participar do nosso sorteio para a data, que está acontecendo no nosso Instagram!



Passagens econômicas? Consulte na MaxMilhas

Não conhece a MaxMilhas? Saiba como funciona o sistema de venda de passagens muito mais baratas emitidas com milhas de terceiros.